Todo brasileiro conhece essa expressão popular, não é mesmo? Mas você sabe qual é a origem dela? Ao contrário do que muitos pensam, na época que foi falada pela primeira vez, a frase não tinha a intenção de falar sobre política. Na verdade tem a ver com uma paixão nacional: o futebol!
O termo surgiu na década de 60, em uma reunião dos dirigentes do Palmeiras, time de futebol paulista fundado por imigrantes italianos. Nesta reunião as discussões ficaram calorosas, em uma gritaria bem à moda italiana. E depois de muitos cálices de vinho e muitas fatias de pizza, os envolvidos na briga deixaram a confusão para trás. Um jornalista que estava presente nesta reunião publicou sua matéria no dia seguinte com o título: “Crise do Palmeiras Termina em Pizza”. Daí vem o significado da expressão “acabar em pizza”: algo que parte do nada e não chega a lugar algum.
Trinta anos depois, aí sim a expressão foi usada na política. Em 1992, durante a crise e rumores do impeachment do Presidente Collor de Mello, houve uma dura crítica à corrupção e à impunidade nos momentos em que a guerra política ameaçava ferir os poderosos. A partir deste evento, em todos os casos de corrupção e julgamentos de investigados políticos que não dão em nada, as pessoas falam que “tudo acaba em pizza”.
E aí? Curtiu a origem da expressão? Então o que você acha de acabar o dia de hoje em pizza? Literalmente falando, né? Faça o seu pedido agora com a Buenos Pizza! Aqui sim tudo pode acabar em pizza!